1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Mutirão de Saúde da...

Mutirão de Saúde da Defensoria Pública registrou mais de 1,3 mil atendimentos

11 de abril de 2018

Mutirão de Saúde da Defensoria Pública registrou mais de 1,3 mil atendimentos

 

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através do Núcleo da Saúde e do Projeto Defensor Público na Sua Comunidade, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Social do Comércio (SESC), registrou 1.304 atendimentos durante o Mutirão de Saúde realizado no último sábado, 7, no SESI do Conjunto Augusto Franco.

 

Os defensores públicos, Saulo Lamartine, Isabelle Peixoto, Marcos Palmeira, Marcelo Negreiros e Guilherme Cavalcante, além de servidores e estagiários, prestaram toda assistência jurídica e psicossocial durante a ação no horário das 8h às 14h.   

 

 

 

A população contou com serviços de assistência jurídica e encaminhamentos para resolução administrativa de procedimentos de saúde, além de assistência jurídica em diversas áreas do direito, a exemplo de pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento de paternidade, exame de DNA, inventário, revisão de pensão, regulamentação de visitas e segunda-via de documentos. Foram também disponibilizados outros serviços de saúde como aferição de glicemia e pressão arterial, antropometria, pé diabético, consulta médica, massagem, fitoterapia, acupuntura, teste rápido de DST’s, entre outros.

 

Procedimentos como cirurgias, exames, internamentos, medicação, órteses, próteses e suplementos foram encaminhamos para solução administrativa e, em alguns casos, para procedimento jurídico. 

 

Para o defensor público diretor do Núcleo da Saúde, Saulo Lamartine, o resultado do evento foi positivo. “Buscamos, no Dia Mundial da Saúde, que é comemorado em 7 de abril, ofertar à comunidade hipossuficiente, além de assistência jurídica integral e gratuita, diversos serviços de saúde pública. O cidadão que precisava de uma cirurgia, exame ou qualquer procedimento de saúde teve o encaminhamento da resolução administrativa pela Câmara de Resolução de Litígios de Saúde da Defensoria Pública e, não sendo possível a resolução por tal via, a prestação da devida assistência jurídica para concretização do seu direito à saúde, funcionado a Defensoria Pública como instrumento de efetivação de direitos da população hipossuficiente. Destaco a importância da parceria das Secretarias de Estado e Municipal de Saúde, através da Câmara de Resolução de Litígios da Saúde da Defensoria Pública do Estado, além de agradecer o apoio do SESI e do SESC”, destacou. 

 

O diretor jurídico da Secretaria Municipal de Saúde, João Vitor, destacou a importância do evento e a parceria com a Defensoria Pública. “Acho salutar participar desses eventos com a Defensoria, uma instituição que está muito próxima do cidadão carente. Testemunhamos a população presente e estamos satisfeitos com o diagnóstico, que foi muito positivo. Essa parceria só tende a fortalecer cada vez mais e, com isso, ganha a população que necessita dos serviços de saúde”, pontuou.

 

A supervisora do Município lotada na Câmara de Resolução de Litígios da Saúde e uma das organizadoras do evento, Leila Oliveira, falou sobre o sucesso do mutirão e o apoio do órgão. “A Câmara de Resolução de Letígios da Saúde da Defensoria Pública tem obtido grandes resultados em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde na solução dos procedimentos de saúde de forma extrajudicial. Esse evento trouxe a oportunidade de levar diversos serviços à comunidade, como também de prestar esclarecimentos sobre os fluxos do SUS”, enfatizou. 

 

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou enfermeiros e técnicos de diferentes áreas da saúde. O mutirão também contou com o apoio do Centro de Estudos Santa Anna e da equipe do médico, Raimundo Sotero.

 

Por Débora Matos 

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte