Secretários de Saúde enaltecem Câmara de Resolução de Litígios de Saúde da Defensoria Pública

3 de setembro de 2018

Secretários de Saúde enaltecem Câmara de Resolução de Litígios de Saúde da Defensoria Pública

 

 

O Colégio de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosems/SE) realizou na última sexta-feira, 31, no Hotel Delmar, em Aracaju, a 146ª Assembleia Geral Ordinária com a presença de 36 representantes municipais. O defensor público e diretor do Núcleo da Saúde, Saulo Lamartine, foi convidado para fazer uma explanação do projeto da Câmara de Resolução de Litígios de Saúde da Defensoria Pública do Estado (CRLS).

 

Durante o evento, o membro da Defensoria Pública apresentou a operacionalização da CRLS e estatísticas de resolução administrativa e economia para os cofres públicos. “De janeiro a julho deste ano, alcançamos um índice de resolução administrativa de 52,93% nos procedimentos de saúde pública, o que gerou uma economia aproximada de 6,5 milhões aos cofres públicos. Nessa senda, resta patente a importância da CRLS para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para seus usuários”, disse Saulo Lamartine.

 

O presidente do Cosems e secretário Municipal de Nossa Senhora do Socorro, Enock Luiz, destacou o trabalho da CRLS e de toda equipe. “Agradeço a participação da Defensoria Pública e dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, Leila, Álvaro e toda equipe competente que realmente vem fazendo a diferença na saúde pública. Precisamos reduzir as judicializações e é com esse apoio que iremos conseguir. Parabéns pelo projeto e estamos à disposição”, pontuou.    

 

 “A iniciativa da Defensoria Pública é muito boa. É uma instituição que tem o mesmo poder do Ministério Público e está na mesma linha. Os defensores públicos estão de parabéns pela luta e comprometimento com a saúde pública”, enfatizou o secretário Municipal de Saúde de Japaratuba, Manuel Batista Ribeiro.

 

Para o representante do Ministério da Saúde, Paulo Ricardo, grande parte dos recursos é elevado pela judicialização. “É muito importante o projeto da Defensoria Pública, que está de parabéns. Vou levar essas informações do defensor público ao Ministério da Saúde”, disse.

 

“A Câmara de Resolução de Litígios da Defensoria Pública é muito importante, por isso, convidamos o Dr. Saulo para falar sobre esse projeto. Que os secretários possam incorporar essa idéia, participar e valorizar mais a Câmara para que possamos expandir para todo Estado e melhorar a questão da judicialização da saúde”, enfatizou o executivo da Cosems, Salviano Mariz.

 

Por Débora Matos

Expresso Livre

?
image6618