1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Defensoria Pública, ISAM e...

Defensoria Pública, ISAM e IBDFAM promovem Oficina de Mediação Familiar Sistêmica para solução de conflitos familiares

14 de novembro de 2018

Defensoria Pública, ISAM e IBDFAM promovem Oficina de Mediação Familiar Sistêmica para solução de conflitos familiares

 

Defensora Pública Isabelle Peixoto e o palestrante, advogado João Alberto

Com o objetivo de conscientizar não só os defensores públicos, como também servidores e outros profissionais do Direito sobre a importância da mediação, foi realizada pela Defensoria Pública do Estado, Instituto Sergipano de Arbitragem e Medição (ISAM) e Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDAFM) uma Oficina de Mediação Familiar Sistêmica. O evento aconteceu na tarde de terça-feira, 13, no Auditório da Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, em Aracaju.

 

Para o mediador, advogado e presidente do ISAM em Sergipe, João Alberto Oliveira, a intenção é criar uma cultura de paz para que as pessoas resolvam os conflitos de uma maneira mais rápida, que cheguem a um consenso e saiam satisfeitas.

 

“Estamos introduzindo uma nova ferramenta no procedimento de mediação, que é uma constelação familiar ou constelação sistêmica. O objetivo é tratar dos conflitos de uma forma que atraia representantes, onde os mesmos possam mostrar como seria o comportamento dos envolvidos. Com isso, as pessoas terão uma nova visão, pois às vezes é uma informação que desconhece e aparece nessa constelação, desta forma, vai ajudar no procedimento de mediação”, disse João Alberto.

 

De acordo com o advogado, o percentual de solução nas mediações chega a quase 100%. “A Defensoria Pública, através da Central de Mediação e Conciliação sob o comando da Dra Isabelle Peixoto, por exemplo, tem um percentual de solução de 95%, o que demonstra a força e a importância de uma mediação. Com isso, se evita um processo judicial e sofrimento para os envolvidos nesse conflito”, pontuou o presidente do ISAM.

 

Segundo a defensora pública e diretora da Central de Mediação e Conciliação, Isabelle Peixoto, o direito de família moderno vem buscando solucionar os conflitos familiares através dos meios pacíficos e também extrajudiciais de resolução de conflitos. “Com o advento da reforma do Código do Processo Civil (CPC), os conflitos familiares estão cada vez mais sendo solucionados através da conciliação, mediação familiar , constelação e outros meios que buscam preservar as relações familiares que são contínuas e restabelecer a comunicação entre os seus membros . Com isso, buscamos a pacificação social, como um fim maior, afinal, essa é também uma das funções institucionais da Defensoria Pública”, pontuou.

 

Por Débora Matos 

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte