DPSE e Adpese participam da 25ª Parada LGBT+

A Defensoria Pública de Sergipe (DPSE) esteve presente na 25ª Parada LGBT+ realizada no domingo (30), na Orla de Atalaia, em Aracaju. A participação, em parceria com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Sergipe (Adpese), reafirmou o compromisso institucional com a promoção da cidadania, da dignidade humana e do enfrentamento a todas as formas de discriminação e violência contra a população LGBTQIA+.

Com o tema voltado à valorização da diversidade e à defesa dos direitos, a Parada reuniu representantes de movimentos sociais, instituições públicas e da sociedade civil em um dos principais espaços de visibilidade e mobilização da comunidade LGBTQIA+ em Sergipe.

A Adpese montou um stand para receber pessoas LGBTQIA+, defensoras e defensores públicos, e demais autoridades, que puderam conhecer de perto os serviços oferecidos pela instituição a esse público.

O subdefensor público-geral Administrativo, Rodrigo Cavalcante, participou do evento e destacou a relevância da presença institucional na Parada como forma de aproximar a Defensoria da comunidade LGBTQIA+ e ampliar o acesso da população aos serviços jurídicos gratuitos oferecidos pela Instituição.

Já o diretor do Núcleo de Direitos Humanos, defensor público Sérgio Barreto Morais, ressaltou o papel da Defensoria na garantia de direitos. “A presença da Defensoria Pública na Parada LGBT+ simboliza o nosso compromisso permanente com a defesa da dignidade humana e o combate a qualquer forma de discriminação. Estar aqui é reafirmar que os direitos da população LGBTQIA+ são direitos humanos, e a Defensoria seguirá atuando para garantir acesso à justiça, cidadania plena e respeito à diversidade em todos os espaços.”

Visitas ao stand – Estiveram visitando o stand da Adpese, entre outras autoridades, a presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargadora Iolanda Guimarães; a secretária de Estado da Assistência Social, Érica Mitidieri; além de desembargadores, juízes, promotores de justiça e secretários de Estado.

Durante o evento, foram distribuídos panfletos informativos com orientações voltadas à população LGBTQIA+, além de brindes, reforçando o caráter educativo e de acolhimento da participação da Defensoria Pública na Parada LGBT 2026.

A animação ficou por conta da DJ Esther Alencar. 

Por Débora Matos

ACESSE AQUI A GALERIA DE IMAGENS

Scroll to Top
Pular para o conteúdo