Defensoria Pública recomenda e moradores em situação de rua são acolhidos em escola e quadra esportiva
Atendendo à uma recomendação do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, a Prefeitura Municipal de Aracaju vai abrigar pessoas em situação de rua no Colégio Freitas Brandão, no Bairro Pereira Lobo, e na quadra da Associação Desportiva Confiança, no Bairro Industrial, no período de decretação da situação de emergência em saúde pública por conta do Coronavírus (COVID-19).
A Diretoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Aracaju (DDH) ficou responsável pelo acolhimento e orientação da população em situação de rua, adotando como medidas pleiteadas pela Defensoria Pública, a disponibilização de três alimentações diárias, distribuição e reposição de kits de higiene, antecipação da vacina da gripe H1N1 para idosos, organização do uso de banheiros com chuveiros e pias, limpeza dos locais, disponibilização de pias e varais para roupas, visitas periódicas da equipe do Consultório de Rua, orientação sobre a contaminação e como evitar aglomerações, informação à Defensoria de todos os procedimentos adotados, entre outros.
Para o defensor público e diretor do Núcleo, Sérgio Barreto Morais, as pessoas em situação de rua estão mais vulneráveis ao COVID-19. “Ao circularem pelas ruas, essas pessoas estão correndo o risco de contraírem o coronavírus, uma vez que não dispõem de métodos de higiene e ficam aglomerados. Quando se fala em quarentena a orientação é ficar em casa, mas como cumpri-la se eles não têm um lar para se isolarem? Por isso, pleiteamos que o Centro POP e outras unidades de acolhimento ficassem funcionando normalmente para abrigar essas pessoas, sempre adotando as medidas de prevenção e proteção também para os funcionários do município, bem como acolhesse os demais moradores expostos ao vírus em escolas públicas com todas as necessidades básicas”, salientou.
Por Débora Matos

