Defensoria Pública recomenda e moradores em situação de rua são acolhidos em escola e quadra esportiva

 

Atendendo à uma recomendação do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, a Prefeitura Municipal de Aracaju vai abrigar pessoas em situação de rua no Colégio Freitas Brandão, no Bairro Pereira Lobo, e na quadra da Associação Desportiva Confiança, no Bairro Industrial, no período de decretação da situação de emergência em saúde pública por conta do Coronavírus (COVID-19).

 

A Diretoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Aracaju (DDH) ficou responsável pelo acolhimento e orientação da população em situação de rua, adotando como medidas pleiteadas pela Defensoria Pública, a disponibilização de três alimentações diárias, distribuição e reposição de kits de higiene, antecipação da vacina da gripe H1N1 para idosos, organização do uso de banheiros com chuveiros e pias, limpeza dos locais, disponibilização de pias e varais para roupas, visitas periódicas da equipe do Consultório de Rua, orientação sobre a contaminação e como evitar aglomerações, informação à Defensoria de todos os procedimentos adotados, entre outros.

 

Para o defensor público e diretor do Núcleo, Sérgio Barreto Morais, as pessoas em situação de rua estão mais vulneráveis ao COVID-19. “Ao circularem pelas ruas, essas pessoas estão correndo o risco de contraírem o coronavírus, uma vez que não dispõem de métodos de higiene e ficam aglomerados. Quando se fala em quarentena a orientação é ficar em casa, mas como cumpri-la se eles não têm um lar para se isolarem? Por isso, pleiteamos que o Centro POP e outras unidades de acolhimento ficassem funcionando normalmente para abrigar essas pessoas, sempre adotando as medidas de prevenção e proteção também para os funcionários do município, bem como acolhesse os demais moradores expostos ao vírus em escolas públicas com todas as necessidades básicas”, salientou.

 

Por Débora Matos

 

Scroll to Top
Pular para o conteúdo