Defensoria Pública e Astra criam “Empregabilidade LGBT” em parceria com o Senac

 

Projeto busca inserção de pessoas LGBT nos cursos profissionalizantes

 

Diante da discriminação, da exposição e a sujeição dos homossexuais, transgêneros e demais comunidades LGBT às graves ofensas perpetradas contra seus direitos fundamentais, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe e a Associação Sergipana de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Astra), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), criaram o projeto “Empregabilidade LGBT”.

 

O projeto consiste em reservar ou aprimorar o acesso gratuito às vagas nos cursos profissionalizantes de pessoas de diversas orientações sexuais, homossexuais, transgêneros e demais integrantes do grupo LGBT. Serão contemplados inicialmente cerca de 200 pessoas da Capital e dos municípios de Propriá, Estância e Lagarto.

 

Para um dos autores do projeto, o defensor público e diretor do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, Sérgio Barreto Morais, a iniciativa busca o resgate social. “Não hesito em proclamar esse projeto, imbricado de um profundo sentido democrático e humano que irá promover o resgate social e político extraordinário ao implementar medidas em prol de grupos vulneráveis excluídos do mercado de trabalho. Além disso, esse projeto irá contribuir decisivamente para a construção de uma sociedade mais fraterna, justa e solidária”, destacou.

 

O vice-presidente da Astra, Rogério Fernandes, destacou a parceria com a Defensoria. “É uma parceria de longa data que perpassa direitos à educação, saúde e segurança. Ter alguém como Dr. Sérgio Barreto à frente dos Direitos Humanos da Defensoria Pública nos traz uma carga de segurança e confiabilidade na busca pelos direitos das pessoas LGBT”, pontuou.

 

“É um projeto inovador. Costumamos fazer parcerias com a Defensoria Pública há um longo tempo e esse é o momento de acolher todo tipo de população sem qualquer preconceito, respeitando à todos. Trabalhamos o aluno não somente com o aprendizado pedagógico, mas também no empreendedorismo, por isso, esse projeto irá ajudar muito quanto à inserção no mercado de trabalho e possibilitará uma bagagem necessária para que essas pessoas conquistem seus espaços”, disse a diretora regional do Senac Sergipe, Priscila Felizola.

 

A reunião para apresentar o projeto aconteceu no último dia 19, na sede do Senac Sergipe, com a participação do membro da Defensoria Pública; da diretora Regional do Senac, Priscila Felizola; vice-presidente da Astra, Rogério Fernandes; diretor de Educação do Senac, Edson Alves; diretor adjunto do Senac, Marcos Barreto e do gerente de Desenvolvimento e Implementação Educacional, Rone Peterson.  

 

Por Débora Matos 

 

Scroll to Top
Pular para o conteúdo