Defensores Públicos são coautores do livro “Reflexões sobre a Docência Jurídica”, que será lançado dia 8
Por Débora Matos (Foto TJ/SE)
A Professora-Doutora do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito, Flávia Moreira Guimarães Pessoa, estará lançando no próximo dia 9, às 8h, no Auditório da OAB Sergipe, o livro “Reflexões sobre a Docência Jurídica”, que tem como coautores os Defensores Públicos Anderson Clei Santos e Eunices Bezerra Santos e Santana.
A obra, que tem o objetivo de estimular o debate sobre o ensino jurídico no país, reúne trabalhos dos alunos do curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) dos anos 2011, 2012 e 2013, sendo um referencial teórico importante sobre o tema.
Com o título “Interdisciplinariedade e os Desafios do Ensino Superior de Direito no Brasil”, o artigo de autoria da Defensora Pública, Eunices Bezerra, discute acerca da necessidade de uma melhor formação didático-pedagógica dos professores de Direito do país como caminho para a evolução na qualidade do ensino superior de Direito no Brasil e, consequente incremento na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, criando um círculo virtuoso em prol do desenvolvimento. “Dada a relevância da problemática, tal discussão interessa não só aos estudantes, professores e profissionais da área jurídica, como também a sociedade brasileira”, disse Eunices.
O artigo do Defensor Público Anderson Clei Santos é intitulado de “O Ensino Jurídico como um Microssistema do Ensino Brasileiro: problemas e desafios”. Nele, o Defensor busca analisar as mazelas do ensino jurídico a partir de uma compreensão histórica de sua gênese e de seu desenvolvimento, concluindo que o quadro patológico é geral, porém, na seara jurídica é ainda mais grave e se aponta para a imprescindibilidade de uma melhoria geral do ensino, especialmente, o secundário para se conseguir melhorar o ensino do Direito.
“O artigo faz um paralelo histórico entre o ensino jurídico (um microssistema de ensino) e o macrossistema de ensino brasileiro, sendo que propõe a necessidade de criação de dois círculos virtuosos para a melhoria do ensino do Direito, a saber: um endojurídico e outro exojurídico”, explicou Anderson Clei.
A obra se encontra disponível para aquisição, na forma impressa ou e-Book, no site www.livrorama.com.br.