Defensoria Pública participa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

A defensora pública e diretora do Núcleo da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública, Natalie Brito Martins, representou a Instituição na V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Sergipe, realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI) e Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SEASIC) nesta quinta-feira (25), no auditório do Ministério Público, em Aracaju.
A defensora compôs a mesa de abertura do evento, que reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater os desafios e as propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa.
Em sua fala, Natalie Brito destacou a importância da conferência como espaço democrático para a construção de estratégias que garantam dignidade, inclusão e cidadania à população idosa sergipana.
“Esse evento é muito importante porque a gente, que tem uma vivência no interior e na Capital, percebe que há uma diferença de demanda. Cada envelhecimento têm suas particularidades e quando universalizamos, corremos o risco de invisibilizar. Precisamos abrir espaços, ouvir e entender as necessidades de cada pessoa idosa. Parabéns à Secretaria e Conselho pela iniciativa”, destacou Natali Brito.
“A conferência é um momento fundamental de escuta e de diálogo, no qual a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação de políticas públicas mais efetivas. Precisamos assegurar que o envelhecimento seja vivido com respeito, proteção e valorização, garantindo que os direitos da pessoa idosa não sejam apenas reconhecidos, mas efetivamente concretizados no dia a dia”, completou a defensora pública.
O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo entre Estado e sociedade, propondo diretrizes para o aprimoramento das ações de enfrentamento às violações de direitos, com foco no envelhecimento ativo e na valorização da pessoa idosa.
Por Débora Matos