Defensoria Pública participará do III Fórum Sergipano de Justiça Restaurativa

O evento contará com atividades práticas e debates sobre cultura de paz
A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa (NJR), participará do III Fórum Sergipano de Justiça Restaurativa, que será realizado no período de 17 a 19 de novembro, integrando a programação da Semana Restaurativa. A abertura será realizada no dia 17 de novembro, das 9h às 12h, no Auditório do Centro Integrado Ministro Luiz Carlos Fontes de Alencar, no Arquivo Judiciário.
O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) por meio do Nupejure, em parceria com a Defensoria Pública, OAB/SE e Ministério Público, tem como tema “Em paz com a Terra: raízes que guiam”, propondo reflexões sobre a conexão entre Justiça Restaurativa, meio ambiente e relações humanas mais conscientes e sustentáveis.
A programação contará com a palestra “Reconectar relações com o meio ambiente: corresponsabilidade, desafios e caminhos”, ministrada pela psicóloga e doutoranda da UFS, Eline Prado Santos Feitosa, além do painel “Boas práticas em Justiça Restaurativa”, que reunirá diferentes experiências de instituições parceiras.
Nos dias 18 e 19, a Defensoria Pública marcará presença com atividades práticas ao ar livre, incluindo Círculos no Parque, realizados na Sementeira e com a condução de um Círculo de aprofundamento para facilitadores, sediado na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, no Bairro Jardins. As práticas serão conduzidas em conjunto com facilitadores da Coapaz/MPSE e da OAB/SE, reforçando o compromisso das instituições com o fortalecimento da escuta ativa, da corresponsabilidade e da restauração de vínculos.
Para a Defensoria Pública, participar do Fórum representa reafirmar sua missão de promover o acesso à justiça por meio de práticas humanizadas, colaborativas e transformadoras. “O NJR atua continuamente na disseminação da cultura de paz, oferecendo espaços seguros de diálogo e contribuindo para a construção de relações mais justas e equilibradas”, disse a defensora pública e diretora do Núcleo, Letícia Neves.
As inscrições permanecem abertas de 5 a 13 de novembro, no site da ESA/OAB, com certificação emitida pela Escola Superior de Advocacia.
Por Débora Matos c/ informações do TJ/SE

