Defensoria Pública participa da Semana Nacional de Práticas Restaurativas na Educação na UFS

A Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa, marcou presença na Semana Nacional de Práticas Restaurativas na Educação, realizada nos dias 1º e 2 , em Aracaju. A defensora pública e diretora do Núcleo, Letícia Neves, representou o defensor público-geral, Leó Neto.
A iniciativa – promovida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) – contou com a coordenação das professoras, Daniela Costa (Prodir/DDI/UFS) e Josevanda Franco (consultora da UNESCO).
Com o tema “Pertencimento, transformação de conflitos e promoção da cultura de paz na escola”, o evento reuniu profissionais da educação vinculados à SEED e às SEMEDs, dirigentes municipais de educação, equipes técnicas, facilitadores de Círculos de Construção de Paz, além de demais profissionais e estudantes interessados na temática.
Para a defensora pública Letícia Neves, a participação da Defensoria Pública reafirma o papel da instituição como agente de promoção de direitos e de fortalecimento da cultura da paz nos espaços educacionais. “As práticas restaurativas oferecem caminhos concretos para a transformação de conflitos e para o fortalecimento do pertencimento e do diálogo nas escolas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, destacou.
Por Débora Matos






