Defensor Público ministra palestra sobre Direitos Humanos para alunos do Atheneu

 

O defensor público e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, Miguel Cerqueira, ministrou uma palestra para quatro turmas de alunos do 3º ano do Colégio Atheneu, na tarde de quarta-feira, 24.

 

Direitos do idoso, portadores de necessidades especiais, preconceito racial, social, injúria racial e homofobia foram alguns dos temas debatidos durante o evento. Além disso, foi abordado também a importância da Defensoria Pública para os hipossuficientes e o papel do Defensor Público.  

 

De acordo com Miguel Cerqueira, o direito do portador de deficiência física é negado. “A mobilidade, as condições de locomoção e o desrespeito nos locais e nos ônibus é gritante. É preciso que as pessoas tenham consciência e respeite os direitos do portador de necessidades especiais”, apontou o defensor público.

 

“Os direitos do idoso também não são respeitados. A prioridade não é o idoso ser atendido por um caixa exclusivo de um banco ou supermercado, mas sim com prioridade em todos os caixas e não apenas um número insuficiente”, completou Miguel Cerqueira.

 

 

O aluno Patrick França

O estudante de 17 anos, Patrick França, afirmou que a palestra foi esclarecedora. “Essa palestra vai nos ajudar na redação do Enem. Quanto ao preconceito, foi bastante reduzido nas escolas, mas ainda é preocupante. É preciso que as pessoas tenham consciência de que todos são iguais e que a discriminação não está com nada”, disse.

 

A professora de língua portuguesa, Alessandra Aragão, disse que a palestra faz parte do projeto de produção de texto. “Trazemos profissionais para comentarem as redações que já foram temas do Enem. Não ferir ou violar os direitos humanos foi um tema da redação do Enem, por isso, convidamos o defensor público Dr. Miguel Cerqueira para falar sobre Direitos Humanos, uma vez que os alunos tinham pouco conhecimento sobre esse assunto. Aprendi bastante e essa palestra vai ampliar o leque dos alunos sobre este tema”, destacou.  

 

 

A professora Alessandra Aragão, o aluno Patrick e o defensor público Miguel Cerqueira

 

A professora Alessandra Aragão

 

O defensor público Miguel Cerqueira durante a palestra

Por Débora Matos  

 

 

Scroll to Top
Pular para o conteúdo