Defensora Pública é homenageada pela Assembleia Legislativa pelos 10 anos da Lei Maria da Penha

A deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, Goretti Reis (PMDB), homenageou no último dia 11, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, 15 mulheres que lutam diariamente em defesa dos direitos da mulher. Por indicação do deputado Luciano Pimentel (PSB), uma das homenageadas foi a defensora pública e subcorregedora geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Richesmy Libório Santa Rosa, que recebeu uma placa honrosa pelos relevantes serviços prestados.

A solenidade foi alusiva aos 10 anos da Lei Maria da Penha, celebrado no último dia 7. “Sem a contribuição dessas pessoas que não desistem em defender os direitos, principalmente das mulheres vítimas de agressão física, não teríamos avançado na conscientização da sociedade. As mulheres que receberam a medalha do mérito têm um papel fundamental no trabalho de enfrentamento da violência em nosso Estado. Todas merecem ser reconhecidas”, pontuou Goretti Reis.
Para Richesmy Libório, a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, através da indicação do deputado Luciano Pimentel, representa o reconhecimento do seu trabalho como integrante do Núcleo da Mulher. “Essa honraria me deixou bastante emocionada e feliz, pois simboliza o reconhecimento de um trabalho de 12 anos no combate à violência doméstica. A indicação do deputado Luciano Pimentel demonstra a importância do trabalho do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa da mulher (Nudem), através das defensoras públicas que o compõem, principalmente aquelas mulheres hipossuficientes, pois com o acompanhado prestado pela Defensoria Pública elas se sentem mais seguras para prosseguirem nos processos contra os agressores”, destacou.

A defensora pública salientou que o advento da Lei Maria da Penha possibilitou que as mulheres tivessem coragem para denunciar seus agressores. “O resultado após a Lei Maria da Penha está sendo bastante positivo, uma vez que as mulheres em situação de violência sabem que existe um aparato estatal para sua proteção como a Defensoria Pública e outras instituições, se sentindo mais seguras para denunciar”, enfatizou Richesmy Libório.
O defensor público geral, Jesus Jairo Lacerda, enalteceu o trabalho da defensora pública. “Dra Richesmy sempre fez um trabalho dignificante em defesa da mulher. As mulheres vítimas de violência que são assistidas pelos defensores públicos do Núcleo da Mulher se sentem amparadas, seguras e confiantes de que seus direitos estão sendo respeitados. É merecedora de todas as honrarias pelo trabalho que realiza em defesa das menos favorecidas”, concluiu.
“A cada defensora homenageada sinto-me honrada. Dra Richesmy merece a homenagem pelo belo trabalho desempenhado em defesa da mulher”, enalteceu a colega defensora pública, Emília Correa.
De acordo com a defensora pública e corregedora geral, Andreza Tavares, o Nudem tem buscado atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar atuando nas audiências junto ao Juizado de Violência Doméstica e ingressando com demandas cíveis. “A homenagem feita à Dra. Richesmy é o reconhecimento desse trabalho em prol das mulheres que tanto sofrem com a violência em suas casas e encontram na Defensoria um instrumento de acesso à justiça. A Defensoria se sente honrada com a indicação do deputado Luciano Pimentel e reafirma o compromisso em prol do enfrentamento da violência doméstica”.

Por Débora Matos