Defensores Públicos prestigiam solenidade de entrega do Hospital da Criança

 

O Governador Belivaldo Chagas entregou ontem (25), em Aracaju, o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza. O Defensor Público Geral, Leó Neto; o Corregedor Geral, Jesus Jairo Lacerda; a Subcorregedora Geral, Andreza Tavares e o Defensor Público Auxiliar da Defensoria Geral, Luciano Mello prestigiaram a solenidade.

 

O Hospital da Criança será referência em atendimento de baixa e média complexidade e sua implantação objetiva ampliar a oferta de leitos por demandas espontâneas e referenciadas de urgências pediátricas, nas especialidades clínicas e cirúrgicas. Foram investidos R$ 5,8 milhões na implantação da unidade.

 

 

“A Defensoria Pública fica satisfeita, afinal, temos o Núcleo da Saúde que atua em defesa da saúde da criança e do adolescente. É uma estrutura muito bem montada feita pelo Governo do Estado e nada mais é que uma especialização, um local onde toda criança terá assistência à saúde, psicológica e amamentação. O hospital tem uma estrutura montada para atendimento específico e uma pediatria especializada. É muito importante para o Estado de Sergipe, uma vez que irá desafogar o Huse. Parabenizamos o governador Belivaldo Chagas pela iniciativa, afinal, o Estado é carente de unidades de saúde para crianças e adolescentes”, pontuou o defensor público geral, Leó Neto.

 

 

O HC favorece, também, uma linha de cuidados qualificados, com acesso humanizado e integral aos usuários de forma ágil e oportuna, utilizando a classificação de risco como metodologia para resolutividade e responsabilidade nos atendimentos. Dentre as especialidades médicas em pediatria, o hospital contará com otorrinolaringologista, oftalmologista, cardiologista, cirurgião pediátrico, hematologista, ultrassonografista, radiologista, infectologista, neurologista e pediatra intensivista. Além da equipe multiprofissional assistencial de enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, biomédico, técnico de laboratório e outros.

 

“É um momento histórico para a saúde de Sergipe e, em especial, no que diz respeito à área da pediatria. Aqui, a gente vai disponibilizar um hospital para atendimento de baixa e média complexidade, vai servir como uma porta aberta para as emergências na área pediátrica, onde cirurgias médias serão realizadas também, enfim, todo um atendimento. Portanto, a partir do Hospital da Criança, a gente pode dizer que temos um complexo voltado à área da pediatria, além do Banco de Aleitamento Materno aqui existente e também a ala de retorno para as crianças que nascem com alguma complicação e precisa desse atendimento. Então, a gente vai ter todo esse complexo funcionando na pediatria. Fico muito feliz, a partir do dia 5 de novembro, o primeiro hospital totalmente dedicado à criança no estado já começa a receber os primeiros pacientes, desafogando a demanda no Hospital João Alves Filho, que ficará apenas com a alta complexidade”, declarou o governador Belivaldo Chagas.

 

O Hospital da Criança é caracterizado por ser porta de entrada hospitalar de urgência prestando atendimento pediátrico ininterrupto nas 24h/dia, em todos os dias da semana, ao conjunto de demandas espontâneas e referenciadas, de baixa e média complexidade, em crianças com idade a partir de 29 dias até 12 anos, 11 meses e 29 dias.

 

Por Débora Matos 

 

Scroll to Top
Pular para o conteúdo