Defensoria Pública é homenageada com a Medalha do Bicentenário de Sergipe
A Defensoria Pública do Estado foi agraciada no domingo (24), com a Medalha do Bicentenário de Sergipe, outorgada pela Fundação de Cultura e Arte de Sergipe (Funcap) e Comissão do Bicentenário de Sergipe (Cobise) em alusão ao Dia da Sergipanidade. O defensor públicos geral, José Leó Neto, recebeu a outorga em uma linda cerimônia realizada no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.
A medalha do Mérito do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe foi instituída pelo decreto estadual N°40.698, de 16 de outubro de 2020, com o intuito de homenagear pessoas e instituições merecedoras do reconhecimento público por seus relevantes serviços prestados ao Estado de Sergipe e ao seu povo, sendo outorgada pelo governador Belivaldo Chagas.
O defensor público geral, José Leó Neto, agradeceu o reconhecimento e disse que o Dia da Sergipanidade é um momento para ter ainda mais orgulho da cultura e do povo. “A Defensoria Pública agradece pela honrosa homenagem do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) na pessoa da presidente Conceição Vieira e à Comissão do Bicentenário de Sergipe (Cobise). Essa outorga simboliza o reconhecimento do trabalho da Defensoria Pública em prol dos sergipanos, o que nos deixa bastante felizes, pois a Defensoria Pública tem um grande papel na defesa dos menos favorecidos. E hoje, Dia da Sergipanidade, devemos comemorar o que mais temos de valioso em Sergipe, que é a nossa cultura, nossas belezas naturais e nossos costumes”, destacou.
Para a presidente da Funcap, Conceição Vieira, a homenagem simboliza o agradecimento às instituições que contribuíram para o fim da fase pandêmica de muita dor e sofrimento na vida dos sergipanos. “A Defensoria Pública defende os interesses do cidadão e da cidadã, faz a busca de oportunidades para quem não tem condições de pagar a justiça com seus próprios recursos. É uma instituição que se identifica e tem um trabalho gritante de descobrir as dificuldades e complicações na vida de tantas pessoas que batem à sua porta e, de uma forma cidadã, tem cumprido o seu papel no Estado ao lado do governo, fazendo as observações necessárias e avançando juntos em prol de um Sergipe melhor”, pontuou.
Prestigiaram também o evento o Subdefensor Público Geral, Vinícius Menezes Barreto; o Corregedor Geral, Jesus Jairo Lacerda; a Subcorregedora Geral, Andreza Tavares; o Defensor Público Auxiliar da Corregedoria Geral, Luciano Mello; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Edson Ulisses de Melo; a Vice-Governadora, Eliane Aquino; o deputado estadual, Zezinho Sobral e demais autoridades.
Receberam também a medalha a vice-governadora Eliane Aquino; a presidente da Funcap, Conceição Vieira; o desembargador Edson Ulisses, representando o Tribunal de Justiça de Sergipe; o deputado Zezinho Sobral, representando a Assembléia Legislativa de Sergipe; José Aguiar, representando a Procuradoria Geral de Sergipe; Christiano Cavalcante, representando a Fames; o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana; o secretário de Estado da Educação, Esporte e Cultura, Josué Modesto; o reitor Valter Joviniano, da Universidade Federal de Sergipe; Jouberto Uchôa, reitor da Universidade Tiradentes; Rute Sales, reitora do Instituto Federal de Sergipe; o tenente-coronel Gladson Oliveira, representando a Polícia Militar de Sergipe; o coronel Alexandre Alves, representando o Corpo de Bombeiros de Sergipe; Aglaé Fontes, representando o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe; o diretor Daniel Lemos, representando o Colégio Atheneu Sergipense; Francisco Demerson, presidente do Conselho Estadual de Cultura; Anderson Nascimento, representando a Academia Sergipana de Letras; e Carlos Nascimento, servidor público e idealizador da Medalha.
Por Débora Matos
Fotos: Ascom DPE e Ascom TJSE