Defensor Público é homenageado em artigo de autoria do Doutor em Sociologia e escritor, Igor Salmeron

 

O Doutor em Sociologia e Escritor, Igor Salmeron, homenageou com um artigo de sua autoria o Defensor Público, Leó Neto. No texto, Igor fala da trajetória pessoal e profissional do membro da Defensoria Pública à frente da instituição como Defensor Público-Geral. 

 

ARTIGO PUBLICADO NO PERFIL : https://www.facebook.com/igor.salmeron e https://www.instagram.com/p/Cjztrp2usba/?utm_source=ig_web_copy_link

 

José Leó de C. Neto: Um defensor público abnegado em prol dos sergipanos

“Erga a voz e julgue com justiça, defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”.
/// Provérbios 31:9
 
 
Não precisa ser o Dia Nacional da Defensoria Pública para exaltarmos figuras humanas como é o caso de José Leó de Carvalho Neto. Nascido em Aracaju, é filho de um dos mais renomados jornalistas e radialistas do Estado de Sergipe José Leó de Carvalho Filho e de Vera Lúcia Porto, uma respeitada agente policial aposentada. Seus pais o fizeram herdar a humildade e solidariedade que lhes são intrínsecas, atributos estes das pessoas sábias.
 
 
Aqui vale o devido relevo para sua admirável figura paterna Leó Filho, sendo o mesmo natural de Lagarto, nascido num dia 27 de janeiro do ano 1946, fundador da Associação das Empresas de Rádio, Jornal e Televisão de Sergipe (Assert). Ademais, chefiou com parcimônia e sensatez o setor de reportagem do Diário de Aracaju bem como da Rádio Liberdade, além de ter sido dedicado Diretor-Geral do tradicional Jornal da Cidade e Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, donde se realçou pela honestidade, presteza e retidão em tudo que se prontificou a realizar.
 
 
Não podemos deixar de dar ênfase à conexão que mantinha com os esportes, sendo que foi um dos responsáveis pela fundação das Federações Sergipanas de Ciclismo, Ginástica, Handebol, Judô e Tênis, além de ter presidido as Federações de Basquete, Handebol e Futsal. Na seara política atuou como exímio Secretário Municipal de Assuntos Parlamentares em Aracaju, e Secretário de Estado do Trabalho, Bem-Estar Social e do Esporte-Lazer em Sergipe.
 
 
Já podemos inferir daí o quanto Leó Neto herdou os genes de hercúleo trabalho dos seus ascendentes, o que vai se refletir na sua exitosa trajetória profissional. Estudioso desde a tenra idade não existia finais de semana para a sua irrestrita dedicação. Se formou em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT), concluindo sua Pós-Graduação pela Master Federal Law do Rio de Janeiro (RJ). Amante dos esportes, faz questão de propagar seus exemplos na prática quando o assunto é vida saudável, algo que é disseminado com muita alegria pela sua cativante irmã Priscilla Cristine Porto Leó Costa, outra pessoa que é maravilhosa para quem desfruta do seu aprazível convívio.
 
 
Após se formar, Leó Neto advogou pela Universidade Tiradentes, e foi Coordenador do Escritório Modelo da assinalada Instituição Superior de Ensino. Pela competência e esforço contínuos, foi Coordenador do Curso de Direito da UNIT campus Estância e desempenhou função de Professor Universitário do Curso de Direito no Polo Aracaju, dando aulas de Direito Processual Penal e Civil durante oito anos, sendo querido por seus alunos que exclamam: “Aprendi bastante nas aulas dele, atencioso e gentil estava sempre de prontidão para sanar qualquer dúvida”.
 
 
Além disso, Leó Neto foi Delegado de Polícia Civil, mas optou por integrar o quadro de Defensores Públicos ao passar em concurso público no ano de 2009. Na Área Criminal é dos mais referenciais, donde atuou como requisitado Defensor Público das Comarcas de Itabaiana, São Cristóvão e 4ª Vara Criminal de Aracaju. Integrou o Conselho Superior por dois mandatos como defensor público auxiliar no Gabinete do Defensor Público Geral Dr. Jesus Jairo de Lacerda, sendo este, outra figura referencial em terras sergipanas.
 
 
Quando Subdefensor Geral e Defensor Geral no Juizado Criminal de Violência Doméstica foi membro do Núcleo de Flagrante Delito e Acompanhamento a Presos Provisórios. Leó Filho provou na cotidianidade das suas ações o seu grandioso humanismo, principalmente com os mais necessitados. Atuou como Subdefensor Geral no biênio compreendido entre os anos de 2016 a 2018. Depois comandou a instituição entre 2018 e 2020 marcada por atos de excelência, cujo desenvolvimento reflete o aparelhamento do digno atendimento à população sergipana.
 
 
Um dos marcos da sua gestão foi a instauração de concurso público para novos membros, instalação das duas novas sedes, sendo uma administrativa e a outra voltada ao atendimento para o público localizada em frente ao shopping jardins. Batalhou de maneira ferrenha pela criação do Projeto de Lei para que se pudesse criar 50 novos cargos voltados a fornecer acesso à justiça para milhares de pessoas no interior sergipano, sendo esta uma das suas maiores preocupações.
 
 
Seu labor foi tão reconhecido que conseguiu ser reeleito Defensor Público Geral em 2020 com 100% dos votos dos membros da Defensoria Pública, sendo algo inédito quando pesquisamos acerca da história da instituição. Dentre as premiações que angariou ao longo da sua vasta trajetória, podemos notabilizar a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, honraria que Leó Neto recebeu da Assembleia Legislativa pelas contribuições que prestou e presta tanto para o crescimento quanto para o desenvolvimento do Estado de Sergipe.
 
 
Da sua obstinada personalidade conseguiu espraiar harmonia e aglutinação não apenas entre seus colegas de profissão, mas sobejamente, implementou diálogo construtivo entre a Defensoria Pública e demais instituições parceiras. Lutou bravamente para que a Defensoria Pública tivesse condições de atender de maneira mais digna as pessoas necessitadas.
 
 
Sua forma de administrar já se faz histórica, pois foi marcada por engrandecedoras ações que garantem a satisfação de dever cumprido perante a sociedade. Fica aqui a certeza de que seu belo trabalho será continuado pelo também competente Dr. Vinícius Menezes Barreto, outra figura modelar no Estado de Sergipe.
 
 
Conclui-se que Leó Neto é daquela safra de raros seres humanos que se abraçam de corpo e alma aos anseios da população, imantado por empatia, humanismo e, sobretudo, complacente altruísmo. É como ele mesmo costuma entoar: “Sigamos fortes para ajudar quem muito precisa”.
 
 
Texto escrito por Igor Salmeron, Sociólogo – Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGS-UFS), servidor do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, faz parte do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP-UFS). Membro vinculado à Academia Literocultural de Sergipe (ALCS) e ao Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras (MAC/ASL). E-mail para contato: igorsalmeron_1993@hotmail.com
 
 

 

 

Scroll to Top
Pular para o conteúdo