Revista da Defensoria traz conteúdos científicos de diversos profissionais da área jurídica
Por Débora Matos (Fotos: Iran Souza)

Estudantes do curso de direito, juízes, promotores, advogados, desembargadores e outros profissionais da área jurídica podem conferir uma série de artigos científicos, monografias, pareceres jurídicos, recursos, peças processuais e literárias na segunda edição da Revista da Defensoria Pública, lançada no dia 16 de Maio, em solenidade de confirmação de carreira de cinco defensoras públicas.

A obra – uma iniciativa do defensor público geral, Raimundo Veiga e editada pelo jornalista Edvar Freire Caetano – trata-se de uma publicação de cunho científico, que propõe ampla discussão de temas jurídicos atuais, em visão multidisciplinar. É mais um espaço que se abre para a produção intelectual e livre circulação de ideias.

Há conteúdos dos defensores públicos de Sergipe, Rio de Janeiro e Bahia, além de servidores, estagiários, estudantes, procuradora do município de Pelotas, Rio Grande do Sul e outros profissionais do mundo jurídico.

A abertura editorial demonstra flexibilidade do Conselho, que vê a Revista como instrumento de pluralização de ideias. Os textos são convertidos em conhecimento codificado ao alcance de milhares de leitores.

Para o defensor geral, Raimundo Veiga, a reprodução do conhecimento é uma das mais importantes conquistas da vida. “Tão importante que somente aos seres humanos foi dada essa capacidade. Pela tradição oral, mesmo sendo uma reconhecida fonte histórica de informações, muito se perde na recomposição dos detalhes. Daqui a 10, 30, 100 anos, em algum arquivo pelo Brasil afora, alguém vai encontrar esta revista, uma opção de um passatempo saudável e enriquecedor”, destacou.

Coautores – O defensor geral, Raimundo Veiga; os defensores públicos Miguel dos Santos Cerqueira, Elizabete Menezes Luduvice, Anderson Amorim Minas, Eunices Bezerra Santos e Santana, José Eduardo Wirgues Cação e Lucigleide Paraíso da Cruz; Ketlin de Santana Nascimento; Cláudia Rúbia de Melo Abreu Miranda; André Ribeiro Leite; Flávia Patrícia Santos Barreto; Zelita Correia; Tatiane Mattos França; Gláucia Fontes Oliveira; Geraldo Cezar Barros de Oliveira; Denisson Soares Bezerra; Philippe Marcel Fernandes Silva; Marcella Batista Guimarães; Felippe Borring Rocha; Monica Lisboa; José Rivaldo Soares; Cinthia Roberts e Edvar Freire Caetano.