Defensoria Pública participa da abertura do SINED

A Defensoria Pública do Estado marcou presença na solenidade de abertura do VII Simpósio Nacional de Educação (SINED), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCESE). O evento, que aconteceu na noite de terça-feira (16), no auditório Lourival Baptista, na sede da Corte, contou com a participação do defensor público-geral, Leó Neto, que integrou o dispositivo de honra; e do subdefensor público-geral, Jesus Jairo Lacerda, além de representantes de diversas instituições e especialistas.

Com o tema “Caminhos para uma educação mais humana e eficaz”, a sétima edição – que encerra no dia 18 – conta com palestras, mesas de discussão com especialistas nacionais e debates sobre gestão e educação, reforçando a importância do diálogo interinstitucional para a construção de políticas públicas que garantam acesso igualitário ao ensino e valorizem a formação cidadã.

Em seu discurso de abertura, a presidente do Tribunal de Contas, Susana Azevedo, ressaltou os desafios da educação no Brasil. “Dos 47,1 milhões de estudantes da educação básica, quase 80% estão na rede pública, majoritariamente sob responsabilidade dos municípios. Em oito estados, incluindo Sergipe, menos da metade das crianças estão alfabetizadas, segundo o MEC, o que reforça a urgência de ações efetivas”, alertou.

O defensor público-geral, Leó Neto, destacou a relevância da pauta e da união entre as instituições. “Educação é a base da cidadania. O enfrentamento dos desafios apontados exige compromisso coletivo e políticas públicas que garantam não apenas o acesso, mas também a qualidade do ensino. A Defensoria Pública reafirma sua missão de atuar, ao lado de parceiros institucionais, na defesa de uma educação inclusiva e transformadora”, afirmou.

Por Débora Matos

Scroll to Top
Pular para o conteúdo