Dia do Mediador é celebrado pela Defensoria Pública com índice de mais de 97% de resolução em conflitos familiares

No Dia do Mediador, celebrado nesta terça-feira (23), a Defensoria Pública do Estado de Sergipe destaca o trabalho desempenhado pelo Núcleo e Central de Mediação e Conciliação, que se consolidaram como importantes instrumentos de pacificação social e fortalecimento do acesso à justiça.
Voltados principalmente para a área de família, os atendimentos realizados possibilitam que pessoas em situação de conflito encontrem soluções de forma célere, dialogada e menos traumática, preservando vínculos e garantindo maior efetividade nos acordos firmados. O resultado desse compromisso é expressivo: mais de 97% das mediações familiares alcançam a resolução satisfatória dos casos.
De acordo com a instituição, a mediação representa um caminho humanizado e eficiente para a solução de litígios, evitando a judicialização excessiva e promovendo relações mais harmônicas. A atuação dos mediadores e defensores públicos reforça a missão da Defensoria de assegurar direitos e fomentar a cultura do diálogo e da paz.
Para a defensora pública e diretora do Núcleo e Central de Mediação, Isabelle Peixoto, a mediação é um verdadeiro instrumento de transformação social. “Conseguimos, por meio do diálogo e da escuta ativa, construir soluções que atendem aos interesses das partes envolvidas. O índice de mais de 98% de acordos firmados demonstra a confiança da população e a importância desse trabalho para reduzir litígios e restaurar relações familiares”, destacou.
“A mediação vai além da resolução do conflito imediato, permite que as pessoas se enxerguem como protagonistas do processo, fortalecendo laços e possibilitando que sigam em frente de forma mais pacífica. É um ganho não apenas para as famílias, mas para toda a sociedade”, pontuou a defensora pública integrante do Núcleo e Central, Gláucia Amélia Silveira.
