Defensoria Pública participa da assinatura da ordem de serviço para construção da primeira Residência Inclusiva de Aracaju

A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço que autoriza a construção da primeira Residência Inclusiva de Aracaju. O evento aconteceu na tarde de segunda-feira (13), no Bairro 17 de Março, em frente ao terreno onde o prédio será erguido.

A defensora pública e integrante do Núcleo, Fabiana Bacchi, representou a Instituição e ressaltou a relevância do projeto para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência. “A Defensoria tem um papel essencial na luta diária por respeito, acolhimento e igualdade com atuação sensível e permanente na defesa da inclusão e da dignidade humana. A construção da Residência Inclusiva é um passo emocionante e histórico na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e humana. Ela simboliza o nosso compromisso com a vida, com a dignidade e com o cuidado de quem mais precisa”, afirmou.

“Aquelas pessoas com deficiência que não têm apoio familiar, agora terão uma casa com toda a estrutura. Isso estava no coração da prefeita e estava no plano de governo a partir da criação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdef). Eu preciso trabalhar para os mais necessitados, para aqueles que não têm facilidade em resolver suas angústias. É para isso que serve a prefeitura e é para isso que a gente veio”, enfatizou a prefeita Emília Côrrea.

A Residência Inclusiva oferecerá acolhimento integral, cuidados permanentes e acompanhamento especializado, garantindo um lar digno e seguro para pessoas com deficiência que não possuem suporte familiar ou se encontram em situação de risco social.

A Casa irá oferecer moradia protegida, cuidados individualizados e apoio à autonomia dos residentes, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A nova unidade contará com infraestrutura acessível, equipe técnica multidisciplinar e planejamento individualizado, assegurando atendimento qualificado e alinhado aos princípios da dignidade, inclusão e respeito às especificidades de cada morador.

A estrutura inclui garagem, varanda, sala de estudo, sala de estar/jantar, área de vivência, depósito, despensa, área de serviço, cozinha, casa de gás, dois quartos femininos com banheiro adaptado, dois quartos masculinos com banheiro adaptado, quarto do cuidador com banheiro e jardim.

Por Débora Matos

Scroll to Top
Pular para o conteúdo