Defensoria Pública destaca importância de encontros nacionais voltados à infância e juventude

A Defensoria Pública do Estado marcou presença na solenidade de abertura do XXVII Encontro do Colégio dos Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil (Colinj), do XIX Fórum Nacional de Justiça Protetiva (Fonajup) e do XXXVI Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv), realizada na segunda-feira, 17, no Memorial do Judiciário. A defensora pública e diretora do Núcleo da Criança e do Adolescente, Richesmy Libório, representou o defensor público-geral, Leó Neto.

Durante a solenidade, Richesmy destacou a relevância da participação da Defensoria Pública em espaços nacionais que tratam da proteção integral e dos direitos infantojuvenis. “É fundamental que a Defensoria esteja presente nesses debates, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas e para a construção de soluções que assegurem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. Nosso compromisso é garantir que cada decisão, cada encaminhamento e cada ação estejam alinhados à proteção integral prevista no ECA e à promoção de uma Justiça mais humana e efetiva.”, afirmou.

Os três encontros — Colinj, Fonajup e Fonajuv — constituem os principais espaços nacionais de debate e construção de estratégias para o avanço das garantias previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ao reunir diversas instituições do país, os fóruns possibilitaram a troca de experiências, a avaliação de desafios e a definição de caminhos para o aprimoramento da atuação judicial, protetiva e socioeducativa.

Os encontros contaram com debates especializados, reunindo magistrados, defensores públicos, promotores, profissionais da rede de proteção e pesquisadores comprometidos com a promoção de uma justiça mais protetiva, eficiente e humanizada.

Por Débora Matos c/ informações do TJ/SE

Scroll to Top
Pular para o conteúdo