Núcleo de Justiça Restaurativa realiza Círculo no encerramento do III Fórum Sergipano de Justiça Restaurativa

A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa (NJR), em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe, Ministério Público Estadual e a OAB/SE realizou no último dia 19, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, no bairro Jardins, um Círculo de aprofundamento voltado para facilitadores e facilitadoras da Justiça Restaurativa.

A atividade integrou a programação do III Fórum Sergipano de Justiça Restaurativa – “Em paz com a Terra: raízes que guiam”, promovido pelo Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Sergipe (Nupejure), em parceria com as instituições participantes.

O evento também contemplou a Semana Restaurativa, que reuniu uma série de ações destinadas ao fortalecimento do diálogo sobre a interconexão entre a Justiça Restaurativa, o cuidado com o meio ambiente e a construção de relações humanas mais pacíficas, empáticas e sustentáveis.

O Círculo proporcionou um espaço seguro de escuta, acolhimento e reflexão coletiva, contribuindo para o fortalecimento de vínculos e para a disseminação de práticas restaurativas baseadas no respeito, na corresponsabilidade e na cultura da paz.

Para a diretora do Núcleo e defensora pública Letícia Neves, o momento representou mais do que uma atividade formativa. “O Círculo é uma expressão viva da Justiça Restaurativa, pois permite que os participantes consigam vivenciar, na prática, valores como empatia, pertencimento e responsabilização consciente. Encerrar este Fórum com essa experiência reafirma nosso compromisso com a construção de uma justiça mais humana, dialógica e transformadora”, destacou.

Por Débora Matos

Scroll to Top
Pular para o conteúdo