Defensoria Pública participa da primeira edição do ano do “Sergipe é Aqui” em Pacatuba

A Defensoria Pública do Estado (DPE-SE) teve participação de destaque na 64ª edição do programa ‘Sergipe é Aqui’, um mutirão de serviços do Governo do Estado realizado na sexta-feira, 9, no município de Pacatuba, no baixo São Francisco sergipano.

A instituição integrou a força-tarefa de serviços essenciais ofertados à população, reforçando o compromisso com a garantia de direitos e o acesso à justiça, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Durante a ação, defensoras, defensores públicos e servidores prestaram atendimentos jurídicos e psicossociais gratuitos à população, com orientações nas áreas cíveis, família e de direitos do consumidor, além de emissão de gratuidade para segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; retificação de registro civil; encaminhamentos para resolução de demandas relacionadas à pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento de paternidade e regularização de documentos.

A atuação da Defensoria possibilitou que moradores da sede e da zona rural tivessem acesso direto a serviços que, muitas vezes, exigiriam deslocamento até outros municípios.

“A presença da Defensoria Pública no ‘Sergipe é Aqui’ reforça o caráter cidadão do programa, que aproxima a Instituição e o Estado da população ao reunir, em um único espaço, políticas públicas essenciais. Atuamos de forma integrada com outros órgãos governamentais, contribuindo para a efetivação de direitos e para a promoção da cidadania no município”, destacou o defensor público geral, Leó Neto – que esteve no evento visitando os stands ao lado do subdefensor geral Institucional, Jesus Jairo Lacerda.

O governador Fábio Mitidieri destacou a consolidação do programa e a importância da edição realizada em Pacatuba. Segundo ele, o programa chega a 2026 fortalecido como o maior do Governo do Estado. “Estamos começando o Sergipe é Aqui em 2026 neste lugar maravilhoso que é Pacatuba, uma cidade especial, que nos recebeu com todas as condições para realizar um grande evento. Aqui estão reunidas todas as secretarias e órgãos do governo e a Defensoria Pública levando serviços à população, com mais de quatro mil atendimentos por edição”, afirmou.

Por Débora Matos c/ Informações da Secom

Scroll to Top
Pular para o conteúdo