Defensores Públicos participam de curso de ambientação
Por Débora Matos (Fotos: Iran Souza)

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por intermédio da Corregedoria Geral, promoveu nos últimos dias 4 e 5 um curso de ambientação para nove defensores públicos recém empossados, aprovados no último concurso público.

Para a corregedora geral, Isabelle Silva Peixoto, o curso teve o afã de dar conhecimento aos novos defensores públicos da estrutura e funcionamento da Defensoria Pública de Sergipe. “Buscamos passar toda a estrutura organizacional da Instituição, que agora também é a casa deles, e dirimir as muitas dúvidas dos nossos novos colegas”, disse.

No primeiro dia foi iniciada a explanação acerca da estrutura interna da Defensoria Pública com apresentação da Defensoria Geral, Subdefensoria e Conselho Superior. No período da tarde, foi ministrada pelo professor do Senac, Valter de Souza, uma palestra motivacional, onde foram abordadas técnicas de oratória e atendimento ao público.

No segundo dia, a corregedora-geral e o secretário geral, Almo Batalha Britto, apresentaram a estrutura física e funcional da sede administrativa e Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima.

Para a recém-empossada, defensora pública Augusta Bezerra, o curso de ambientação proporcionou os primeiros contatos com o atendimento inicial dos necessitados. “Com o curso, tive uma noção geral sobre atendimento, peticionamento, peças processuais, audiência, enfim sobre o funcionamento de uma Defensoria, tornando mais fácil essa fase de adaptação. Revela-se, portanto, como uma iniciativa muito importante e louvável da Corregedoria”, destacou.
A defensora pública elogiou a preparação dos defensores públicos que ministraram o curso. “Todos os defensores que acompanhei durante o curso foram muito prestativos e pacientes, dando-me a orientação processual e a extraprocessual, que, sem sombra de dúvida, agilizarão minha adaptação e servirão para um melhor desempenho de minhas funções”, enfatizou Augusta Bezerra.
“Acredito que esse curso permitiu o conhecimento de todos os empossados a respeito do funcionamento da Defensoria Pública e com certeza me preparou para essa nova fase da vida profissional, agora como Defensora Pública, dando-me mais segurança para esse início da carreira”, completou.


