Atos e ações marcaram a abertura da “Semana do Defensor Público”

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe deu início à programação da “Semana do Defensor Público”, alusiva ao Dia do Defensor Público comemorado em 19 de Maio. A solenidade de abertura aconteceu na segunda-feira, 12, no Auditório Rubens Murilo Machado, localizado na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima.
Em seu discurso, o defensor público geral Raimundo Veiga saudou os presentes e disse que a cada dia os defensores públicos impedem o erro judiciário e a injustiça. “Relembro nesta ocasião o que ocorreu com o grande rábula Evaristo de Moraes, que advogando em 1911 quando perseguido por assumir a defesa de um inimigo político da tetrarca de plantão à época, foi aconselhar-se com o grande Rui Barbosa, que lhe respondeu em uma carta, depois de publicada sob o título: O Dever do Advogado”, na qual pontificava que a defesa não quer o panagérico da culpa ou do culpado. Sua função consiste ser, ao lado do acusado, inocente ou criminoso, a voz dos seus direitos legais”, mencionou.

Raimundo Veiga destacou os desafios do defensor público. “Busco inspiração no padroeiro Santo Ivo, que abriu mão do conforto pessoal e despendeu expressivos recursos próprios para defender as causas mais humildes. hoje, não precisamos de tanto sacrifício, uma vez que somos motivados por um protetivo texto constitucional, que assegura condições básicas para o exercício da assistência jurídica gratuita, porém, em compensação, os desafios foram multiplicados, os direitos das classes subalternas foram aviltados pelo poder econômico e pela bem elaborada malha jurídica, o que exige cada vez mais defensores públicos afinados com a excelência do saber, atualizados com a multiplicidade da legislação”, disse.

“Vivemos hoje um momento de regozijo e compartilhamos a ventura de pertencer a uma classe em que, guerreiros, combatemos o bom combate e jamais seremos solitários, eis que, ao nosso lado estão nossos companheiros de luta”, completou Raimundo Veiga.

Após a solenidade, os defensores públicos e servidores participaram do ato público “Homens pelo fim da violência contra a mulher”. Logo após os alunos do Colégio Atheneu participaram de uma palestra ministrada pela defensora pública, Emília Correa, cujo tema “Conhecendo a Defensoria Pública”. Em seguida, a população pode solucionar diversas questões durante o mutirão de atendimento, realizado pelo Núcleo de Organização e Gestão de Primeiro Atendimento.

O evento contou com as presenças do subdefensor público geral, Jesus Jairo Lacerda; da corregedora geral, Isabelle Silva Peixoto; do secretário Almo Batalha Britto; do procurador geral do município, Carlos Pinna Júnior, que representou o prefeito de Aracaju João Alves Filho; do secretário de Estado da Justiça, Walter Lima, representando o governador do Estado Jackson Barreto; do vereador Lucas Aribé; além de representantes da UNIT e Pio Décimo; defensores públicos, imprensa e demais convidados.
Por Débora Matos / Fotos: Iran Souza
MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS