Defensor Público participa de qualificação de coordenadores de Núcleos da Saúde
A Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) realizou no período de 1 a 2 de dezembro, na Sala 1 da Fesudeperj, no Rio de Janeiro, a 1ª Qualificação dos Defensores Públicos em Saúde Pública.
O evento busca capacitar os coordenadores e integrantes de Núcleos de Saúde das Defensorias Públicas, traçar estratégias de atuação em conjunto com as instituições, bem como mostrar novas alternativas de áreas de atuação.
O defensor público e coordenador do Núcleo da Saúde da Defensoria Pública de Sergipe, Saulo Lamartine, destacou a realização do evento. “Foi um grandioso evento nacional e de extrema importância, visto que possibilitou uma maior especialização dos defensores públicos, bem como a troca de conhecimento e unificação de atuação dos Núcleos”, pontuou.
Segundo Lamartine, o evento demonstrou a necessidade e a importância de conhecimento multidisciplinar pelos membros atuantes na área de saúde. “Foram temas atinentes à assistência farmacêutica, farmacologia e farmacovigilância, que trata da responsabilidade e obrigatoriedade das indústrias farmacêuticas em manter programas de controles dos efeitos adversos dos medicamentos inseridos no mercado, fazendo emergir um novo horizonte de atuação da Defensoria Pública, que é a fiscalização e a exigência de cumprimento de tais preceitos”, disse o defensor público.