Defensoria reforça compromisso pela democracia racial e direitos humanos em Conferência Estadual da Igualdade Racial

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe – representada pelo defensor público-geral, Leó Neto, participou da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada pelo Conselho Estadual da Igualdade Racial, em parceria com o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), nesta quinta-feira, 21, no auditório do Ministério Público do Estado, em Aracaju.


O defensor público-geral, Leó Neto, compôs a mesa de abertura ao lado do governador do Estado, Fábio Mitidieri; da secretária de Assistência Social, Érica Mitidieri; do procurador geral do Ministério Público, Nilzir Soares e demais autoridades, representantes de instituições e de matrizes africanas.


A Conferência teve como objetivo promover o diálogo entre governo e sociedade civil sobre políticas públicas de enfrentamento ao racismo, combate às desigualdades raciais e valorização da cultura e identidade dos povos e comunidades tradicionais.


“Esse resgate da Conferência Estadual, depois de oito anos, busca algo muito valioso, que é a justiça racial, pois temos um déficit histórico. Como eu vou me propor a ser um governo de todos se eu não ouvir a todos? Eu não posso dizer que eu sinto a dor de vocês, mas tenho a obrigação de ouvir, compreender e trabalhar para mudar a realidade. Esse é o papel do governo, e estamos trabalhando para isso”, pontuou o governador, Fábio Mitidieri.


Leó Neto reforçou o compromisso da Defensoria Pública com a luta pela equidade, democracia racial e a defesa dos direitos humanos, destacando a importância do evento como espaço democrático e participativo: “A Conferência é um marco no fortalecimento de políticas públicas voltadas à igualdade racial. A Defensoria Pública reafirma seu compromisso de combater todo tipo de racismo e de estar ao lado dos movimentos sociais e da sociedade civil na defesa de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse.


A secretária da Seasic, Ética Mitidieri, enfatizou a relevância do momento. “Voltamos a realizar as Conferências após oito anos. Elas são importantíssimas porque trazem a sociedade civil para o diálogo, para discutir propostas que serão levadas à Conferência Nacional. Hoje, 29 dos 150 delegados vão ser escolhidos, debatendo e levando as propostas para que as políticas públicas consigam ser construídas para alcançar a população. Queremos mais respeito e combate à intolerância. E o governador tem apoiado e feito muito, trazendo o papel do governo”, pontuou.


O evento também contou também com a presença do subdefensor público geral, Jesus Jairo Lacerda; da representante do Ministério da Igualdade Racial do Governo Federal, e diretora de Articulação Interfederativa da Pasta, Isadora Bispo e da defensora pública e integrante do Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-Racial, Carla Caroline de Oliveira.


Por Débora Matos com informações da Secom

Scroll to Top
Pular para o conteúdo