Filha de assistida agradece à Defensoria Pública por conseguir UTI para sua mãe
A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por intermédio do Núcleo da Saúde, ingressou com Ação Condenatória com Pedido de Antecipação de Tutela em face do Estado de Sergipe para garantir uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a aposentada, Maria Genalva Santos, 66 anos, que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco com quadro de saúde considerado grave pelos médicos.
Atendendo aos pedidos formulados pela Defensoria Pública, o magistrado do Juizado Especial da Fazenda Pública, Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, deferiu liminar determinando que o Estado de Sergipe promovesse a transferência imediata da aposentada para uma UTI sob pena de multa de R$ 40 mil.
“A situação de dona Genalva era gravíssima. A paciente encontrava-se no hospital da Zona Sul há dois dias à espera de uma vaga na UTI. Se não agíssemos em tempo hábil ela poderia perder a vida. A saúde é um direito de todos e é dever do Estado a proteção efetiva da saúde”, disse a defensora pública e integrante do Núcleo, Carolina D`avila Melo.
Maria Genalva foi logo transferida e hoje se recupera em sua residência. Bastante feliz com o resultado da ação, sua filha Andrea Santos agradece à Defensoria Pública. “Dra Carolina é uma ótima pessoa e sua força de vontade e sensibilidade em resolver logo a questão de minha mãe me marcou muito. Se não fosse a defensora pública, minha mãe poderia ter morrido por falta de uma vaga na UTI, assim como muitos que dependem do SUS. Hoje ela está ótima e se recuperando muito bem em casa graças à ação da Defensoria”, destacou.

Por Débora Matos